Banner Governo
DestaqueInternacional

Israel e Hamas assinam acordo de cessar fogo em Gaza

Segundo o acordo, os combates cessarão, Israel se retirará parcialmente de Gaza e o Hamas libertará todos os reféns

JERUSALÉM/CAIRO – Israel e o grupo militante palestino Hamas discutiram nesta quinta-feira um acordo para um cessar-fogo e para libertar reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos, na primeira fase da iniciativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para acabar com a guerra em Gaza.

Israelenses e palestinos se alegraram com o anúncio do acordo, o maior passo até agora para encerrar dois anos de guerra, na qual mais de 67.000 palestinos foram mortos, e devolver os últimos reféns capturados pelo Hamas nos ataques mortais que deram início à guerra.

Segundo o acordo, os combates cessarão, Israel se retirará parcialmente de Gaza e o Hamas libertará todos os reféns restantes capturados no ataque que deflagrou a guerra, em troca de centenas de prisioneiros mantidos por Israel.

As frotas de caminhões que transportam alimentos e ajuda médica poderão entrar em Gaza para socorrer os civis, centenas de milhares dos quais estão abrigados em barracas depois que as forças israelenses destruíram suas casas e reduziram cidades inteiras ao pó.

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o cessar-fogo entrará em vigor assim que o acordo ratificado pelo seu governo, que se reunirá completamente após uma reunião do seu gabinete de segurança na quinta-feira.

Muita coisa ainda pode dar errado. Mesmo depois de o acordo ter sido assinado, uma fonte palestina disse que a lista de palestinos a serem libertados ainda não havia sido finalizada. O grupo está buscando a liberdade de alguns dos mais proeminentes condenados palestinos mantidos em prisões israelenses, bem como centenas de pessoas detidas durante o ataque de Israel.

Outras etapas do plano de 20 pontos de Trump ainda precisam ser discutidas pelas partes – incluindo como a devastada Faixa de Gaza será governada quando os combates terminarem e o destino final do Hamas , que até agora rejeitou as critérios de Israel para que se desarme.

Mas o anúncio do fim dos combates e do retorno dos reféns foi recebido com júbilo tanto em Gaza quanto em Israel.

Com informações da Agência Reuters

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *