É possível Trump ‘desligar’ o GPS no Brasil?
Polêmica tomou conta das redes no final de semana. Veja se medida é possível
Surgiram boatos que membros do Departamento de Estado dos Estados Unidos cogitam novas sanções ao Brasil. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o bloqueio do uso de satélites e GPS no país estaria entre elas. Mas será que isso é possível? Entenda abaixo.
Segundo o comentarista de tecnologia Pedro Doria, isto seria um ‘feito de engenharia inimaginável’. Ele afirma que seria possível bloquear o sinal de GPS apenas em uma área de 12 km².
‘Tem uma pequena dificuldade, que é o fato de que o Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Então, seria muito trabalho ficar fazendo isso 12 quilômetros quadrados por vez e o tempo todo’.
O especialista destaca ainda que o mundo já não é dependente do GPS ‘há muitos anos’.
‘Qualquer pessoa que tem um celular 4G já não usa só o GPS há muito tempo. A gente continua se referindo ao GPS porque o primeiro sistema de localização desse tipo foi o sistema GPS, mas hoje o termo correto seria o sistema GNSS, que é a sigla em inglês para Sistema Global de Navegação por Satélite, porque o GPS é um deles’.
Ele cita ainda os sistemas Galileu, da União Europeia, Glonass, da Rússia, BeiDou, da China, QZSS, do Japão, e NavIC, da Índia.’
‘Todos esses sistemas têm muitos satélites pelo mundo e os nossos celulares usam todos esses satélites, não usam apenas o sistema GPS’.
