Site Footy Headlines publicou na segunda-feira (28) que a cor do uniforme reserva da seleção brasileira será vermelha na copa de 2026.
Veja a tradução para o português da matéria publicada em inglês pelo site Footy Headlines.
Uniforme Vermelho Histórico: A seleção brasileira usou uniformes vermelhos em partidas oficiais entre 1917 e 1919, incluindo o Campeonato Sul-Americano de 1917. Significado Cultural do Vermelho: A cor vermelha está profundamente enraizada na identidade nacional do Brasil, já que o nome do país vem de “Pau-Brasil”, uma árvore conhecida por sua tinta vermelha. Possível Uniforme Reserva para 2026: O suposto uniforme reserva do Brasil para a Copa do Mundo de 2026 deve ser vermelho e fabricado pela Jordan, uma mudança em relação ao tradicional azul e à marca Nike. Uma reviravolta histórica surpreendente pode adicionar um simbolismo poderoso à campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2026, já que o suposto uniforme reserva vermelho da Jordan, embora chocante à primeira vista, tem profundas raízes históricas e culturais.
Agradecemos ao @DataFutebol pela informação. (Publicou o Site).
O assunto gerou polêmica. O Brasil tem por tradição usar a cor azul em seu segundo uniforme. Porém, a Seleção pentacampeã já vestiu uniforme branco, em 2019, e recentemente, a cor preta em uma campanha pontual contra o racismo.
Brasil com a camisa vermelha
A primeira foi em 1917, durante a disputa do Sul-Americano. Na época, a camisa principal do Brasil era branca. Entretanto, o time brasileiro iria enfrentar a Argentina e o Chile, que também tinham o branco como cor principal. Diante da situação, o time canarinho precisou improvisar e optou pelo vermelho. A segunda vez que o Brasil utilizou a cor vermelha foi em 1936, durante o Sul-Americano disputado na Argentina. Na ocasião, Brasil e Peru tinham o uniforme 1 branco. Por conta disso, os jogadores brasileiros precisaram usar blusas do Independiente, da Argentina.
Acontece que em seu estatuto a CBF, em seu capítulo III, artigo 13, inciso III, o estatuto da CBF de 2017 prevê que a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade (azul, amarelo, verde e branco). A única exceção prevista no texto é quando há eventos comemorativos. Nessa situação, a diretoria precisaria aprovar a alteração.
