Confira dicas de como trocar os presentes que ganhou e não gostou
Especialistas alertam para prazos e direitos do consumidor
Já o comerciante tem um mês para reparar o defeito. Depois disso, de acordo com informações de O Dia, o consumidor pode escolher outro produto em perfeitas condições, ter o seu dinheiro de volta, ou ainda conseguir um abatimento proporcional do preço.
Mas, atenção, o comerciante não é obrigado a trocar o produto a não ser que no momento da compra a possibilidade da troca tenha sido oferecida ou o presente esteja com algum defeito. A loja só é obrigada a trocar em qualquer circunstância se a compra tiver sido pela internet, pois o consumidor paga antes de ver a mercadoria.
Já o advogado e professor de direito do consumidor Ricardo Morishita Wada orienta para casos de a empresa não entregar o produto no tempo prometido, o que pode ocorrer nesta época do ano, devido ao aumento da demanda.
Morishita ainda aconselha que primeiro a pessoa deve tentar resolver o problema direto com a empresa e só em seguida buscar os órgãos de direito do consumidor, como Procons, juizado de pequenas causas e Ministério Público.