Melhores tratamentos para eliminar o queixo duplo

Para diminuir o queixo duplo, pode-se fazer exercícios localizados para o pescoço, aplicar cremes firmadores ou fazer um tratamento estético como a radiofrequência no pescoço, por exemplo.

No entanto, apenas a cirurgia plástica é que consegue eliminar totalmente a ‘papada’, conferindo uma aparência mais fina e uniforme ao rosto ou pescoço.

O queixo duplo é composto de excesso de pele e de gordura na região entre o queixo e o pescoço, sendo muito comum em pessoas com excesso de peso e também em pessoas que perderam muito peso. Esta papada pode surgir em homens e mulheres, frequentemente a partir dos 45 anos.

Queixo duplo no homemQueixo duplo no homem
Queixo duplo na mulherQueixo duplo na mulher

Como eliminar o queixo duplo

Para reduzir a papada e ficar com um pescoço mais fino, pode-se fazer:

1. Fazer um tratamento estético

Existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar na diminuição do queixo duplo, e alguns dos mais utilizados incluem:

  • Radiofrequência: é uma técnica que ajuda a diminuir a gordura localizada, ajudando a tornar a pele mais firme, pois liberta a gordura e aumenta a circulação do sangue.Nesta técnica é aplicado um gel no queixo, deslizando um aparelho sobre o gel com movimentos circulares e os resultados são progressivos. Saiba mais sobre a Radiofrequência.
  • Aplicação de ácido deoxicólico: este ácido é feito a partir de uma molécula que existe naturalmente no organismo, proveniente dos ácidos biliares, e tem a ação de derreter a gordura no organismo. É um procedimento feito por profissionais habilitados, e quando aplicados na região desejada, causam uma reação inflamatória local que ajuda a diminuir a gordura e a flacidez.
  • Criolipólise: é um tratamento estético que age resfriando a região tratada a baixas temperaturas, cristalizando a gordura localizada, que é eliminada naturalmente pela circulação linfática. Entenda como funciona a Criolipólise.

Além destes tratamentos, podem ser feitas sessões de drenagem linfática no rosto, o que ajuda a eliminar as células de gordura e diminuir o inchaço da papada.

2. Fazer uma cirurgia plástica no pescoço

Lipoaspiração do queixoLipoaspiração do queixo
Lifting ao queixoLifting ao queixo

A lipoaspiração do queixo é uma cirurgia estética onde é aspirada a gordura em excesso do queixo através de pequenos orifícios e, normalmente é feita em pessoas com excesso de peso.

Em alguns casos, a lipoaspiração não é a solução e é preciso também fazer um lifting de rosto para remover o excesso de pele desta região, como acontece em pessoas mais velhas ou que emagreceram muitos quilos. Saiba tudo sobre esta cirurgia estética que torna o rosto mais jovem e bonito.

Estas cirurgias custam em média 5 mil reais e são feitas com anestesia local, não sendo preciso internamento e a recuperação é rápida, demorando em média 2 semanas. Após a cirurgia pode surgir um pouco de inchaço e manchas escuras nos primeiros dias e, para ajudar a recuperar bem é importante colocar uma faixa de compressão no rosto e fazer drenagem linfática na primeira semana.

3. Exercícios para o pescoço

Deve-se fazer exercícios localizados para o pescoço que ajudem a esticar o rosto e a diminuir a flacidez do pescoço e, alguns bons exercícios incluem:

Exercício 1 Exercício 2
1. Sentar com as costas retas 1. Sentar com as costas retas
2. Inclinar a cabeça para trás e olhar para o teto 2. Puxar os lábios contra os dentes, ficando com os cantos da boca voltados para baixo
3. Apontar os lábios em direção ao teto, fazendo beicinho, durante 10 vezes 3. Ficar nesta posição durante 10 segundos, 5 vezes.

???Estes exercícios ajudam a exercicitar o músculo platisma e o esternocloidomastoideo, que se localizam no pescoço e sustentam o queixo duplo e, devem ser feitos diariamente.

4. Aplicar cremes firmadores

Para eliminar a papada, pode-se aplicar cremes firmadores, com efeito tensor, pois são ricos em colagênio, vitaminas e elastina e dão mais firmeza à pele, diminuindo a flacidez.

Os cremes devem ser aplicados 3 vezes por semana no pescoço, preferencialmente à noite, sobre a pele limpa e seca e, deve ser removida 5 minutos depois. Conheça o Melhor creme para flacidez.

Como disfarçar a papada

Alguns formas de disfarçar o queixo duplo, incluem:

  • Usar maquiagem: deve-se usar um pó mais escuro do que o tom de pele para acentuar a mandíbula e aplicar máscara nos olhos para que estes pareçam maiores, focalizando a atenção nos olhos e desviando a atenção do restante rosto e, por isso, deve-se optar por batons claros e neutros.
  • Ter o cabelo na altura dos ombros: o cabelo deve estar depois dos ombros, pois cabelos que toquem no pescoço chamam atenção para a papada ou que sejam muito compridos alongam o rosto
  • Usar barba: no caso dos homens, a barba cuidada ajuda a disfarçar a papada;
  • Evitar colares: quem tem papada, não deve colocar colares no pescoço mesmo que não sejam justos, pois cativa a atenção das pessoas;
  • Manter uma postura ereta: permanecer com as costas esticadas, jogando os ombros para trás e mantendo as costas retas, ajuda a que não se acumule gordura no pescoço;
  • Optar por roupa que tape o pescoço: Para tapar a papada pode-se optar por usar blusas com gola ou colocar um lenço ou cachecol.

Estas são apenas técnicas que podem ajudar a disfarçar o queixo duplo, porém não o eliminam.

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *