Reunião do Labhinova exalta importância de indicadores para avaliação de mandatos

O Laboratório Hacker de Inovação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Labhinova) realizou, nesta quarta-feira (30), roda de conversa sobre o tema “Indicadores de Avaliação de Mandatos Parlamentares”, com o foco na transparência do mandato dos deputados. O deputado Leandro Grass (REDE) que participou do evento falou da importância de trabalhar com indicadores para avaliar se os mandatos foram bons e eficientes. A deputada Júlia Lucy (Novo) acrescentou que “é fundamental sabermos que está na hora de deter achismos e trabalhar em cima dos indicadores”.

Calebe Cerqueira, representante do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), apresentou os atuais indicadores utilizados pelo Sistema do Índice de Transparência Parlamentar (SITRANSP), que mede o nível de transparência dos deputados avaliando sete quesitos principais: atuação do parlamentar direta, atuação do parlamentar indireta, governança do mandato, controle social, acessibilidade do site na internet, atuação nas mídias sociais e processo eleitoral. “Em contrapartida à cobrança de transparência, o IFC concede aos parlamentares publicidade positiva”, observa Caleb.

O representante do Observatório Social de Brasília (OSB), Guilherme Brandão, falou do raio-x feito na CLDF por meio do Índice de Transparência do Poder Legislativo (ITL), que busca estimular a transparência das Casas legislativas, por meio de uma avaliação dos respectivos sites institucionais. De acordo com Guilherme, “o site da Câmara Legislativa já foi avaliado pelo ITL e, é um site que deixa muito a desejar”.

Waltenor Brandão, gestor do portal e-democracia do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, enfatizou a necessidade da presença digital para a participação do eleitor durante o mandato. Para Waltenor, a quantidade de projetos não é um indicador funcional. “Parlamentos não são fábricas”, enfatizou.

 

*Com informações da ASCOM CLDF

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *