China mira Brasil com investimentos bilionários até 2032
China é o principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil, segundo dados da ApexBrasil
Diante da imposição de tarifas dos Estados Unidos em produtos importados, o Brasil tem buscado diversificar suas exportações, e mira no fortalecimento da parceria comercial com a China.
Os investimentos abarcam setores-chave da economia como mobilidade, energia renovável, tecnologia, mineração e semicondutores.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, respondendo por 28% do valor total exportado e por 41,4% do superávit comercial do Brasil.
Commodities como soja (33,4%), petróleo bruto (21,2%) e minério de ferro (21,1%) representaram 75,6% do total exportado pelos produtores brasileiros aos chineses.
A mineradora Baiyin Nonferrous investiu R$ 2,4 bilhões na aquisição da mineradora Vale Verde. A operação tem a capacidade de produzir anualmente 400 mil toneladas de cobre, 400 mil de chumbo e zinco, 15 toneladas de ouro e 500 toneladas de prata.
