PT usa influenciadores digitais e vídeos criados por IA para justificar aumento do IOF
O PT iniciou uma ofensiva nas redes sociais nesta semana com uso de vídeos produzidos por Inteligência Artificial, como “o início da pré-campanha” do presidente Lula à reeleição
PT publicou vídeos nas redes sociais em enfrentamento ao Congresso e pediu ajuda de influenciadores. A ação, que foi chamada de “BBB”, propõe taxar bilionários, bancos e bets (casas de apostas).
Cerca de 270 influenciadores participaram de uma reunião virtual com o partido hoje. O encontro foi conduzido pelo deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário nacional de Comunicação da legenda, e pelo senador Humberto Costa (PT-PE).
Na conversa virtual, influenciadores falaram sobre as suas estratégias para ajudar Lula nas redes e o marqueteiro Otávio Antunes, proprietário da empresa de marketing Urissanê, que produziu os vídeos a pedido do PT, explicou parte da estratégia que será adotada daqui em diante.
Vídeos produzidos com IA são o carro-chefe da ofensiva. A primeira fase da campanha inclui conteúdos que, segundo Antunes, buscam associar o tema da reforma da renda à ideia de justiça e igualdade.
Os vídeos mostram conversas sobre política relacionadas a temas em pauta no Congresso. Uma delas acontece numa mesa de bar, na qual pessoas ricas se recusam a pagar pelo que consumiram, criando um incômodo na mesa. No vídeo, os personagens comparam a situação com a taxação de bilionários, proposta pelo governo.
Influenciadores alegam que páginas de apoio a Lula estão crescendo com o conteúdo. Teresa Freitas, autora da página “Eu tô com Lula”, disse ter alcançado 22 milhões de visualizações em junho e defendeu o papel das redes na mobilização petista.
Se é modo campanha? É modo pré-campanha. Eles nos chamaram para a briga e a gente está na briga, e a gente é bom de briga. Temos um craque, o Pelé, que é o Lula.
Jilmar Tatto (PT-SP), deputado federal.
“Temos que mostrar que IOF não é aumento de imposto, é aumento de justiça. Exigir uma contribuição justa de super-ricos, bancos e apostas”. Disse Otávio Antunes, produtor da campanha.
Aliados veem disputa com o Congresso como motor da mobilização. Segundo Tatto, a votação do IOF foi “estopim” para a ofensiva, que pretende “fazer o pessoal da cobertura, do iate e dos jatinhos pagar imposto”.
Governo sofre queda na popularidade
Na pesquisa Genial/Quaest divulgada em junho, o atual governo é considerado pior do que o anterior, de Jair Bolsonaro (PL). 44% dos entrevistados afirmam que o governo Lula é pior do que o de Bolsonaro, enquanto 40% afirmam que é melhor.
Com informações do OUL
