Banner Governo
DestaqueNacional

Brasil é o 5º entre países com mais denúncias de abuso sexual infantil

Entre 2022 e 2024, Brasil passou de 27º para 5º lugar entre 51 países

O Brasil ocupa a quinta posição num ranking de 51 países com o maior número de denúncias de abuso sexual infantil pela internet. De 2022 para 2025, o país viu as notificações se multiplicarem, passando da 27ª posição no ranking para a atual. Nos primeiros lugares aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha, nessa ordem.

É preciso conscientizar a população sobre o problema da violência sexual infantil e incentivar o seu combate. A iniciativa é atualizada todos os anos na época do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A Câmara Municipal de Vereadores de Águas Lindas de Goiás promoverá Audiência Pública, nesta sexta-feira, 16 de maio, para debater o assunto.

As informações estão no relatório da rede internacional InHope, que reúne 55 canais de denúncia de crimes na internet pelo mundo. A rede está presente em 51 países e, no Brasil, quem recebe os registros e faz a contagem é a entidade SaferNet, que desde 2006 atua em parceria com o Ministério Público Federal.

O documento mostra que, das mais de 50 mil páginas denunciadas no Brasil, 10.823 foram repassadas a autoridades de diversos países, porque envolveriam vítimas de outras nacionalidades. No cálculo, também entraram as páginas associadas a crimes que aparentemente não ocorreram em território brasileiro.

A Safernet mantém a Central Nacional de Denúncias, conveniada ao Ministério Público Federal e o Canal de Ajuda, o Helpline, para vítimas de violência online.

Veja os números da violência sexual infantil no Brasil

Veja os números da violência sexual infantil no Brasil
Proporção de notificações de violência e exploração sexuais segundo grupo etário


Cenário da Infância e Adolescência no Brasil 2025 também identificou que, entre as notificações de violência sexual ocorrida contra crianças e adolescentes, a maioria das vítimas são do sexo feminino. Em 2022, foi constatado que as meninas abusadas corresponderam a 87,7% dos casos de violação ocorridos no país.

Além disso, a publicação verificou dados interessantes sobre a localidade em que a violência ocorre: em 68,7% dos casos, ou seja, na maior parte, o abuso ocorreu no ambiente residencial. Outros locais relevantes são a escola e as vias públicas, que figuraram em 3,9% e 5,3% das notificações em 2022, respectivamente.

É preciso conscientizar a população sobre o problema da violência sexual infantil e incentivar o seu combate. A iniciativa é atualizada todos os anos na época do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *