CBF cria 11 competições em cinco anos

O calendário anual pulou de seis para 17 campeonatos nas categorias profissional, de base e feminino, incluindo o e-Brasileirão – campeonato nacional de game de futebol, lançado em 2016

CBF cria 11 competições em cinco anos

No período de cinco anos, a Confederação Brasileira de Futebol criou 11 novas competições. O calendário anual pulou de seis para 17 campeonatos nas categorias profissional, de base e feminino, incluindo o e-Brasileirão – campeonato nacional de game de futebol, lançado em 2016. Diretor de Competições da CBF, Manoel Flores comemora o salto no número de certames e explica que objetivo é, acima de tudo, dar sequência às competições:

“Não é fazer competição por fazer. Requer análise, estudo e a certeza de que a competição terá continuidade. Nossa intenção é que elas cresçam e façam sentido do ponto de vista comercial também. Estamos satisfeitos com o nosso trabalho. Ano que vem a expectativa é que aumente ainda mais, preencher as lacunas existentes e aumentar o valor das já criadas”, projeta Flores.

Na última temporada, a entidade estreou três competições – o Brasileiro Feminino A-2, a Supercopa Sub-20 e o Brasileiro de Aspirantes – e resgatou a Copa de Seleções Estaduais Sub-20, que apareceu no calendário em 2015 com quatro selecionados e nesse ano teve a participação dos 26 estados.

“Foi excelente o retorno sobre as competições que lançamos esse ano. Tivemos uma final mineira (Cruzeiro x Atlético) na Supercopa Sub-20, que reúne o campeão da Copa do Brasil Sub-20 e do Brasileiro Sub-20. Não poderia começar melhor com uma rivalidade regional. O Brasileiro de Aspirantes já tivemos resultados práticos e efetivos. Os clubes aproveitando jogadores de destaque em seus elencos principais. Já a Copa de Seleções foi um resgate de algo que já havíamos criado e com uma demanda. A gente acredita que vem para preencher uma lacuna importante. Esperamos que ela cresça também”, reforçou Manoel.

A outra competição novidade em 2017 foi a Série A-2 do Brasileiro Feminino. O Pinheirense-PA foi a equipe campeã do torneio que veio para completar o calendário do futebol feminino e abrir espaço para o desenvolvimento de novas equipes para a modalidade. Com informações da Folhapress.

Competições do calendário anual da Confederação Brasileira de Futebol 

Profissionais

Campeonato Brasileiro Série A

Campeonato Brasileiro Série B

Campeonato Brasileiro Série C

Campeonato Brasileiro Série D

Copa do Brasil

Copa do Nordeste

Copa Verde

Base

Brasileiro Sub-20

Brasileiro de Aspirantes

Copa do Brasil Sub-20

Copa do Brasil Sub-17

Supercopa Sub-20

Copa do Nordeste Sub-20

Copa de Seleções Estaduais Sub-20

Feminino 

Brasileiro Feminino A-1

Brasileiro Feminino A-2

e-Sports

e-Brasileirão

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *