Flamengo empata com com o América-MG e fica mais longe do SPFC
Com gols de Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá (Rafael Moura e Gerson Magrão marcaram para o Coelho), a equipe empatou por 2 a 2 e ficou a quatro pontos do time paulista
Pressionado pela vitória do São Paulo sobre o Ceará, o Flamengo entrou em campo diante do América-MG, neste domingo (26), em busca de uma vitória que manteria o clube na cola do líder do Campeonato Brasileiro. Com gols de Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá (Rafael Moura e Gerson Magrão marcaram para o Coelho), a equipe empatou por 2 a 2 e ficou a quatro pontos do time paulista.
No próximo sábado, o América vai até Salvador, local da partida diante do Vitória, 16h. O Flamengo, por sua vez, recebe no domingo o Ceará, às 11h, no Maracanã. Antes de retomar os compromissos pela competição nacional, o Fla encara o Cruzeiro na quarta-feira, 21h45, no Mineirão, pela Libertadores.
Everton Ribeiro dá sinais de que é cada vez mais importante para o Flamengo. Além do gol de cabeça e do passe para o gol de Paquetá, foram do camisa 7 as melhores jogadas individuais da partida. Com iniciativa, dribles e bom futebol, ele destoou da média dos jogadores que atuaram no Independência.
Sem margem de erro no Brasileiro, Barbieri mandou a campo a força máxima diante dos americanos, ainda que o Fla tenha compromisso fundamental pela Libertadores na próxima quarta. O time não fez um grande jogo, mas vencia até o finzinho, quando foi castigado com o empate.
Embalado pelo bom momento no Brasileiro, o América não se intimidou diante de um dos postulantes ao título. Com muita organização, os donos da casa pressionaram os visitantes em seu campo de defesa e começaram melhor o jogo.
Quando o América-MG era bem superior no jogo, o Flamengo, no entanto, encaixou uma única e certeira jogada. Renê foi ao fundo e cruzou para Éverton Ribeiro, que mergulhou e cabeceou para o fundo da rede.
A desvantagem não desanimou o Coelho, que logo chegou ao empate. Aos 22, Rafael Moura subiu mais que Léo Duarte e, de cabeça, deixou tudo igual no Independência. A partida ficou mais truncada após a igualdade e os times não ameaçaram mais um ao outro, exceção feita a um chute de Vitinho que João Ricardo voou no ângulo para mandar a escanteio.
Carrasco frequente do do Fla, o atacante Rafael Moura deixou sua marca mais uma vez. Para festejar o gol do He-man, o América postou uma versão animada do centroavante em suas redes.
Organizado, o América se fechou e dificultou a vida do Fla, que teve em Éverton Ribeiro o homem responsável por furar o bloqueio. E foi justamente o camisa 7 quem tirou um coelho da cartola para colocar os rubro-negros em vantagem. Aos 16, ele cruzou na medida para Paquetá, que cabeceou sem chances para João Ricardo.
Minutos depois, Cuéllar foi obrigado a parar um contra-ataque e levou o vermelho. Com 10 em campo, o Flamengo, que perdeu chances claras de ampliar com Paquetá e Ribeiro, defendia com unhas e dentes o resultado, mas foi punido aos 41 minutos. Após cobrança de falta, a bola explodiu na trave e Gerson Magrão só empurrou para o gol.
Foi justamente contra o América-MG, em partida válida pelo turno, que o goleiro Júlio César fez sua despedida com a camisa do Flamengo. As redes sociais do Rubro-negro recordaram a vitória por 2 a 0 e o adeus do ídolo.
AMÉRICA-MG
João Ricardo; Aderlan, Paulão, Matheus Ferraz e Carlinhos; Leandro Donizete, Juninho (Matheuzinho), Wesley (Marquinhos), Gerson Magrão; Giovanni (Robinho) e Rafael Moura
T.: Adilson Batista
FLAMENGO
Diego Alves; Rodinei, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Diego (Rhodolfo), Everton Ribeiro e Vitinho (Willian Arão); Henrique Dourado (Piris da Motta)
T.: Maurício Barbieri
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Leirson Peng Martins (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Carlinhos, Paulão (AME); Henrique Dourado, Léo Duarte (FLA)
Cartões vermelhos: Cuéllar (FLA)
Gols: Everton Ribeiro (FLA), aos 14min do primeiro tempo, Rafael Moura (AME), aos 22 minutos do primeiro tempo; Lucas Paquetá (FLA), aos 16min do segundo tempo; e Gerson Magrão (FLA), aos 41 minutos do segundo tempo.