Banner Governo
DestaqueInternacional

Congresso do Peru destitui presidente José Jerí após quatro meses no cargo

A decisão de afastá-lo do poder ocorreu em meio a acusações de suposto tráfico de influência e corrupção, ligadas a encontros não divulgados com empresários chineses que despertaram suspeitas de irregularidades

O Congresso do Peru aprovou nesta terça-feira (17) a destituição do presidente interino José Jerí, encerrando de forma abrupta seu mandato que durou cerca de quatro meses. A moção de censura foi aprovada por 75 votos a favor, 24 contra e 3 abstenções, refletindo a mobilização de ampla maioria dos parlamentares contra o então chefe do Executivo.

Jerí, de 39 anos, havia assumido a presidência em outubro de 2025, após a destituição de sua antecessora, Dina Boluarte. Ele era presidente do Congresso e assumiu o cargo de forma interina segundo o previsto na Constituição peruana.

A decisão de afastá-lo do poder ocorreu em meio a acusações de suposto tráfico de influência e corrupção, ligadas a encontros não divulgados com empresários chineses que despertaram suspeitas de irregularidades. O presidente negou irregularidades, mas os parlamentares consideraram que sua conduta demonstrava falta de “idoneidade funcional” para exercer o cargo.

A destituição de Jerí ocorre a menos de dois meses da eleição geral marcada para 12 de abril, aprofundando a instabilidade política que se arrasta no país andino, que já viu vários presidentes deixarem o cargo nos últimos anos. O Congresso ainda deve escolher um novo presidente interino para governar até a posse do próximo eleito.

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *