Milei obtém mais de 40% dos votos e vence eleições legislativas na Argentina
A eleição representou, na prática, um referendo sobre o governo de Javier Milei, que está no segundo ano de seu mandato.
O partido do presidente Javier Milei, A Liberdade Avança, venceu as eleições legislativas da Argentina neste domingo (26) e vai aumentar sua base no Congresso.
➡️As eleições deste domingo renovaram cerca de metade da Câmara dos Deputados da Argentina — 127 das 257 cadeiras — e um terço do Senado — 24 das 72 cadeiras.
Com 99% da apuração concluída, o partido de Milei conquistou:
- 64 das 127 cadeiras em disputa na Câmara
- 13 das 24 cadeiras em disputa no Senado
Já o Força Pátria, principal partido da oposição, levou 31 cadeiras na Câmara e 6 no Senado. Somando os aliados, a força de oposição peronista ganhou 44 vagas na Câmara e 7 no Senado.
Segundo a autoridade eleitoral argentina, A Liberdade Avança conquistou mais de 40% dos votos nas disputas pela Câmara, enquanto a Força Pátria obteve 24% (ou 31%, se considerados os partidos aliados).
A chapa do A Liberdade Avança liderou na maior parte das províncias, inclusive na maior delas, Buenos Aires, onde Milei havia amargado uma derrota em eleições locais em setembro.
De acordo com a autoridade eleitoral argentina, 67,9% dos eleitores foram às urnas neste domingo.
A imprensa argentina considerou surpreendente o desempenho do partido do presidente. O jornal argentino La Nación, por exemplo, classificou o resultado como “impactante”, com uma “vitória esmagadora em todo o país”.
