Hospital da Unicamp recebe 98 frascos de Fomepizol, antídoto para o Metanol
A aplicação do remédio segue uma nota técnica do Ministério da Saúde e pode melhorar intoxicações dentro de 48 horas
Na última sexta-feira (10), o Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu uma carga com 98 frascos de Fomepizol, substância utilizada como antídoto para intoxicação por Metanol. O remédio foi encaminhado diretamente ao Centro de Informações Toxicológicas (CIATox) e deve ser utilizado segundo as normas do Ministério da Saúde.
No dia anterior, na quinta-feira (9), cerca de duas mil doses da substância haviam chegado ao Brasil. A expectativa é de que o remédio seja remanejado para vários hospitais do país conforme intoxicações por Metanol sejam notificadas.Os fracos podem ser enviados a diferentes partes do país conforme novos casos de intoxicação sejam detectados.
Só em São Paulo, 288 unidades de Fomepizol serão destinadas a hospitais públicos, embora o Etanol permaneça sendo utilizado para auxiliar em casos suspeitos de intoxicação.]
Os fracos podem ser enviados a diferentes partes do país conforme novos casos de intoxicação sejam detectados.
O medicamento não será disponibilizado nas farmácias, apenas em hospitais selecionados. Após a aplicação do remédio, o paciente deve ficar sob acompanhamento médico. As medidas foram definidas pelo Ministério da Saúde e podem ser conferidas na íntegra clicando aqui.
- Com informações do Olhar Digital
