Banner Governo
DestaquePolítica

Quem indicou Cármen Lúcia ao STF? Veja trajetória da ministra na Corte

A ministra Cármen Lúcia foi indicada ao STF (Supremo Tribunal Federal) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2006

Cármen Lúcia foi a segunda mulher a integrar o STF. Ela foi indicada pelo presidente Lula em maio de 2006 para ocupar a vaga do ex-ministro Nelson Jobim, que se aposentou naquele mesmo mês. A primeira mulher a chegar à Corte foi a ex-ministra Ellen Gracie.

Nascida em Montes Claros (MG), Cármen Lúcia é jurista, professora e magistrada. Formada em direito pela PUC/MG (1977), ela é especialista em direito de empresa pela Fundação Dom Cabral (1979) e mestre em direito constitucional pela UFMG (1982). A ministra foi procuradora do estado de Minas Gerais de 1983 até 2006, sendo procuradora-geral do estado de 2001 a 2002, durante o mandato do então governador Itamar Franco.

A ministra assumiu a presidência do Supremo em 2016. Seguindo a tradição da Corte, ela foi eleita para substituir Ricardo Lewandowski, de quem era vice no mandato anterior. A magistrada permaneceu no cargo até setembro de 2018 e foi sucedida por Dias Toffoli.

Nesse período, Cármen Lúcia serviu como presidente da República em duas ocasiões. Ela assumiu o cargo de chefe do Executivo durante viagens do então presidente, Michel Temer (MDB), e dos presidentes do Senado e da Câmara. A ministra foi a segunda mulher a presidir a República, depois de Dilma Rousseff (PT).

Atualmente, a magistrada é presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Essa é a segunda vez de Cármen Lúcia no comando do Tribunal: ela já havia assumido o cargo entre 2012 e 2013.

O voto de Cármen Lúcia foi decisivo para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível até 2030. O TSE formou um placar de 5 votos a 2 para enquadrar o ex-chefe do Executivo por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Cármen defendeu que Bolsonaro fez um “monólogo de autopromoção” com a estrutura pública em um momento em que a propaganda eleitoral era proibida.

*Com informações do UOL

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *