Banner Governo
DestaqueDF e Entorno

Projeto piloto para integração do transporte entre Goiás e o DF será implantado em Águas Lindas de Goiás

Terminal de integração e unificação da bilhetagem vão reduzir tarifas e facilitar mobilidade para milhares de passageiros

Em um passo decisivo rumo à melhoria do transporte metropolitano na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), o município de Águas Lindas de Goiás foi escolhido como projeto-piloto para a implantação de um sistema de integração tarifária com o Distrito Federal. A iniciativa foi definida durante reunião realizada nesta terça-feira (15), na sede da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF), com a presença de autoridades dos governos de Goiás, do DF e da prefeitura local.

O projeto prevê a construção de um terminal de integração na entrada de Águas Lindas, além da unificação do sistema de bilhetagem, permitindo que os usuários utilizem um único cartão para acessar diferentes modais de transporte, sem alteração na política tarifária. A proposta é implementar a chamada integração tarifária indireta, o que viabiliza a repartição automática das tarifas entre as operadoras de transporte.

“A integração será feita com a unificação da bilhetagem, o que permite a repartição automática entre os operadores, sem alterar a política tarifária”, explicou o secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves.

Com a nova estrutura, a tarifa atualmente cobrada entre Águas Lindas e Brasília, que hoje é de R$ 10,85, poderá ter redução de até 30% já na fase inicial do projeto, beneficiando diretamente milhares de passageiros que dependem do transporte coletivo para trabalhar, estudar ou acessar serviços na capital federal.

O prefeito de Águas Lindas, Dr. Lucas Antonietti, ressaltou a importância da cooperação entre os governos. “Vamos formar um grupo reduzido de governança entre os três entes para viabilizar tudo isso em, no máximo, 90 dias”, afirmou.

A Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) ficará responsável pela construção do terminal. A obra será realizada às margens da BR-070, no cruzamento com a GO-547. “Vamos apoiar tecnicamente o projeto e construir o terminal nesse ponto estratégico para a mobilidade urbana da região”, anunciou o presidente da companhia, André Oliveira.

A iniciativa também conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria do Entorno do DF. Representando o secretário Pábio Mossoró, a superintendente Paula Tredicci destacou que o projeto está alinhado com as diretrizes do governador Ronaldo Caiado, que propôs a criação de um consórcio interfederativo para viabilizar soluções conjuntas de transporte na região.

“Esse piloto é muito importante para dar base ao futuro consórcio interfederativo entre Goiás, Distrito Federal e União, que levará mais tempo para ser consolidado”, reforçou o secretário do Entorno do DF, Cristian Viana.

O encontro também contou com a presença do secretário municipal de Transportes de Águas Lindas, Olívio Chaves, e de técnicos das três esferas de governo, que agora trabalharão na elaboração do convênio e nos detalhes operacionais do novo modelo de transporte.

A iniciativa é considerada um marco para a integração do Entorno e pode servir como modelo para outras cidades da região, promovendo mais eficiência, economia e dignidade para os usuários do transporte público.

Com informações da Secretaria do Entorno do DF | Governo de Goiás

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *