Banner Governo
DestaqueMeio Ambiente

Onda de calor extrema na Europa eleva temperatura do Mar Mediterrâneo

O calor acumulado pelo mar repercute ainda no continente, onde acontece o fenômeno chamado “noites tropicais”

O sul da Europa enfrenta mais uma onda de calor extremo, com temperaturas elevadas há praticamente duas semanas, desde o início do verão no hemisfério norte. Paris e a região metropolitana estão em alerta vermelho pela primeira vez em cinco anos, a partir da tarde desta terça-feira (1°).

Este é o quarto e último nível de vigilância emitido pelo serviço nacional de meteorologia da França, Météo-France, que prevê onda de calor “muito forte” nesta terça-feira, que deve ser o dia mais quente, com máximas que podem passar de 40 °C, e sensação térmica até mais elevada.

As consequências do ‘calorão’ em Paris se refletem em restrições ao tráfego de veículos, passe especial para uso de transportes públicos e até mesmo o fechamento do topo da Torre Eiffel, que permanecerá interditado ao público até quarta-feira (2). Tanto para a segurança de turistas como a de funcionários. Cerca de 1.350 escolas em todo país fecharam as portas nesta terça por causa das temperaturas altas.

O ministro da Saúde francês, Yannick Neuder, pediu solidariedade entre vizinhos, com atenção especial aos grupos mais vulneráveis, como pessoas com deficiência, crianças ou idosos. O ministro da Saúde garantiu ainda que “os hospitais estão preparados” para atendimentos de emergência nesta terça.

Dados meteorológicos indicam que junho de 2025 já é o mês de junho mais quente de todos os tempos em vários locais, incluindo a França, a Espanha, áreas da Itália e de Portugal, que registrou um recorde de temperatura de 46,6 °C no domingo.

As consequências do calor atingem também o litoral europeu. As temperaturas do mar Mediterrâneo nunca foram tão altas, de acordo com os dados do observatório europeu Copernicus. O aquecimento gradual estaria “tropicalizando” o Mediterrâneo, modificando a biodiversidade marinha.

O calor acumulado pelo mar repercute ainda no continente, onde acontece o fenômeno chamado “noites tropicais”. Cientistas alertam para ondas de calor cada vez “mais difíceis de suportar, principalmente nas regiões litorâneas”.

Com informações da CNN

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *