Banner Governo
Beleza e SaúdeDestaque

Bebia, fumava e comia chocolate todos os dias! A pessoa mais velha do mundo viveu até aos 122 anos

A francesa afirmou ter encontrado o famoso pintor Van Gogh aos 13 anos de idade, e não teve uma impressão muito lisonjeira a respeito dele: “Sujo, mal vestido, desagradável, muito feio, descortês e grosseiro”

Jeanne Calment detém o recorde de pessoa mais velha verificada na história — viveu até aos 122 anos e 164 dias. Nascida em 1875 em França, testemunhou três séculos de transformações sociais, culturais e tecnológicas, chegando a desafiar as regras modernas de bem-estar.

Fumou cigarros até os 117 anos, bebia vinho tinto todos os dias, comia mais de um quilo de chocolate por semana, odiava fazer exercício físico e ainda assim superou em longevidade toda a sua família, de acordo com o livro Jeanne Calment, the Secret of Longevity Unravellede.

Quando lhe perguntaram qual era o segredo para viver tanto, Jeanne respondeu com bom humor: “Tenho apenas uma ruga, e estou sentada em cima dela.” Ela não seguia dietas, não contava calorias nem macros e não vivia com o objetivo de ter o corpo ideal.

Jeanne simplesmente viveu com intensidade, doçura e liberdade até 4 de agosto de 1997. A sua longevidade continua a intrigar cientistas e inspirar pessoas em todo o mundo.

Um fato curioso

O advogado André-François Raffray é um dos personagens principais de um episódio engraçado da vida de Jeanne. Bom, cômico para ela, certamente, e para terceiros, porém com certeza não para o homem. Ele teve o azar de firmar um contrato vitalício com uma mulher que viraria uma supercentenária. 

André-François estava interessado no apartamento da francesa, que tinha na época 90 anos de idade, o que para a maioria dos seres humanos significa já o ‘fim da vida’. Então, como a mulher não tinha herdeiros naturais, os dois chegaram a um acordo em que o apartamento da senhora ficaria com ele após sua morte, contanto que até esse dia o advogado pagasse 2500 francos mensais. 

O resultado desse contrato vitalício foi desastroso. O homem pagou o aluguel durante mais 30 anos de idade (dos 47 aos 77), até que acabou falecendo. Então, a responsabilidade dos pagamentos mensais passaram para sua viúva, que ainda arcou com eles por mais três anos antes da senhora alcançar os 122 anos de idade, e afinal deixar o mundo dos vivos. 

Todos morreram, mas Jeanne ficou 

João Alberto

Jornalista: DRT 08505/DF. Radialista, Escritor e Poeta


Deprecated: file_exists(): Passing null to parameter #1 ($filename) of type string is deprecated in /home/aultimaf/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1617

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *