Domo de ouro: o que é e como vai funcionar
‘Domo de Ouro’ prevê satélites de vigilância e de ataque para derrubar mísseis inimigos. O presidente Donald Trump anunciou na terça-feira a criação de um sistema antimísseis inspirado no “Domo de Ferro” de Israel. Nos Estados Unidos, o projeto “Domo de Ouro” é avaliado em US$ 175 bilhões, o equivalente a R$ 1 trilhão, e está em desenvolvimento pelo Pentágono. Trump disse que quer concluí-lo até o final do mandato, em 2029.
O que é o Domo de Ouro?
O Domo de Ouro foi concebido para incluir capacidades terrestres e espaciais capazes de detectar e parar mísseis em todos os quatro estágios principais de um possível ataque:
- detectá-los e destruí-los antes do lançamento
- interceptá-los no estágio inicial do voo
- pará-los no meio do caminho no ar
- detê-los nos minutos finais enquanto descem em direção a um alvo
Segundo a agência de notícias Associated Press, uma fonte sob condição de anonimato revelou que, nos últimos meses, o Pentágono vem desenvolvendo opções para o projeto com base em um custo “médio, alto e extra alto”.
A diferença entre as três versões teria como base, em grande parte, uma variação na quantidade de satélites e sensores, além de interceptadores espaciais, que seriam adquiridos pela primeira vez.
Especialistas do setor foram receosos quanto ao plano de Trump de concluir o projeto em 2029, tanto por eventuais resistências políticas quanto a eventuais dificuldades de financiamento.