Astronautas retornam à Terra após 9 meses ‘presos’ no espaço

 a missão inaugural da cápsula construída pela Boeing tinha previsão de durar somente oito dias

Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams finalmente voltaram à Terra depois de passarem nove meses “presos” no espaço, devido a falhas em uma missão originalmente prevista para durar pouco mais de uma semana. A nave que trouxe a dupla de volta para casa chegou à costa da Flórida (Estados Unidos) no fim da tarde de terça-feira (18).

A bordo da Crew Dragon da SpaceX, também estavam o astronauta da NASA, Nick Hague, e o cosmonauta da Roscomos, Aleksandr Gorbunov. O quarteto que integrou a missão Crew-9 encarou mais de 17 horas de viagem entre a Estação Espacial Internacional (ISS) e a superfície terrestre.

Quando embarcaram na nave Starliner em junho do ano passado, Wilmore e Williams não esperavam ter que aguardar tanto tempo para voltar à Terra. Originalmente, a missão inaugural da cápsula construída pela Boeing tinha previsão de durar somente oito dias, porém precisou ser estendida por problemas técnicos.

Algumas falhas na espaçonave levaram a NASA a optar por realizar a viagem de retorno do veículo sem tripulação. Enquanto isso, a dupla acabou tendo uma hospedagem mais longa do que o previsto na ISS, aguardando os planos da agência espacial em relação à missão de resgate, que sofreu vários adiamentos.

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *