Águas Lindas terá complexo tecnológico que deve gerar mais de 2 mil empregos
Prefeitura do município goiano avalia que o projeto Canal Expresso Brasil-China, parceria com a cidade chinesa de Zhongshan, vai gerar empregos e qualificar mão de obra. Serão dois mil novos postos de trabalho
Economia
Águas Lindas de Goiás será sede de um complexo tecnológico aberto a empresas internacionais. O complexo consiste em quatro construções principais, um polo industrial, uma rodoviária, o Instituto de Tecnologia e Comércio (Itec) e um boulevard. A Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) é quem executa o projeto Canal Expresso Brasil-China, uma parceria com a prefeitura chinesa de Zhongshan.
O prefeito Lucas Antonietti afirma que o município tem vocação para o desenvolvimento. “O que a gente precisa é de um norte, O Canal Expresso Brasil-China vai nos dar esse norte. Águas Lindas vai continuar crescendo e se desenvolvendo nos próximos anos, sem diminuir o ritmo. Esse projeto é o pontapé inicial. O nosso polo industrial nasce como uma parceria com a China, mas ele é nosso.”
A primeira parte da iniciativa será a entrega do polo industrial Sol Nascente e do Itec. Segundo o presidente da Codeal, André Oliveira, há 25 empresas nacionais e 37 chinesas interessadas em se instalar no local. Elas atuam em setores como energia sustentável, tecnologia e automação industrial. “A previsão é de que mais de dois mil empregos sejam gerados, aquecendo a economia da região, além de oferecer trabalho para os habitantes da cidade, próximo de casa”, completa.
O Polo Sol Nascente é uma área industrial de 320.557,58m², às margens da BR-070, planejada para abrigar 69 módulos empresariais de alto valor agregado, gerando empregos e investimentos. Conforme Rosano Garbin, as empresas localizadas no polo levarão diversas contribuições tecnológicas para Águas Lindas, como ônibus elétricos, lâmpadas para iluminação pública e sistemas que auxiliam na segurança da comunidade.
O Itec — pavilhão de exposições permanente com área de 8.600m², ao lado do Shopping de Águas Lindas — promete oferecer qualificação profissional, assessoria jurídica e homologação de produtos. “O instituto é uma vitrine de exposição, onde cada empresa parceira terá seu stand, o que trará visibilidade para as empresas chinesas no mercado brasileiro”, enfatiza o presidente da Codeal.