Ícone do design retrô, Fusca tem fim anunciado pela Volkswagen
Lançado em 1938, na Alemanha nazista, o modelo foi criado por Ferdinand Porsche e sua equipe
A Volkswagen anunciou que vai encerrar a produção do Fusca em julho de 2019, na sua fábrica no México.
No mesmo ano e na mesma onda, foi lançado bem-sucedido iMac G3 da Apple, com seu monitor colorido e translúcido. No Brasil, os degradês e formas geométricas de Hans Donner ainda davam o tom das vinhetas da Globo.
Inspirou até mesmo modelos de outras fabricantes de automóveis, como é o caso do Cinquecento da Fiat.
O Fusca chegou ao Brasil em 1950, importado, enquanto a montagem nacional começou em 1953 no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Lançado em 1938, na Alemanha nazista, o modelo foi criado por Ferdinand Porsche e sua equipe.
O design seguiu briefing dado pelo próprio Adolf Hitler: barato, prático, simples -o “carro do povo” fazia parte da estratégia nazista de desenvolvimento da indústria alemã.
Em poucas décadas, a criação cairia no gosto do mundo. De hippies a donas de casa. De mexicanos a brasileiros.
Talvez a resposta para tamanho sucesso esteja em Susan Sontag, que escreveu em 1975 sobre a estética nazista (“Fascinating Fascism”, fascismo fascinante), em artigo para a revista The New York Review of Books.
Sontag caracteriza a arte e a estética nazista como “simples, figurativa, emocional, não-intelectual, um alívio às difíceis complexidades da arte modernista”.
Mas os ingleses também têm mérito pelo sucesso do Fusca. Foram eles que retomaram a fabricação do carro no pós-guerra.
*Com informações da Folhapress.