Alonso anuncia que vai deixar a F-1 ao fim da atual temporada
Bicampeão mundial (2005 e 2006), ele se despedirá da categoria no dia 25 de novembro, no circuito de Yas Marina, no GP de Abu Dhabi
O espanhol Fernando Alonso, 37, anunciou nesta terça-feira (14) que deixará a F-1 após o final desta temporada. Bicampeão mundial (2005 e 2006), ele se despedirá da categoria no dia 25 de novembro, no circuito de Yas Marina, no GP de Abu Dhabi.
“Depois de 17 anos maravilhosos neste esporte incrível, chegou a hora de seguir em frente. Curti todos os segundos dessas temporadas incríveis e não posso agradecer o bastante às pessoas que contribuíram para que fosse tão especial. Veremos o que o futuro traz: novos e emocionantes desafios estão por vir. Estou vivendo uma das melhores épocas da minha vida, mas preciso explorar novos horizontes”, disse Alonso, que afirmou que tomou a decisão há alguns meses.
“Quero agradecer à McLaren. Meu coração estará para sempre com a equipe. Sei que eles retornarão mais fortes e melhores no futuro, e esse poderia ser o momento para que eu volte à competição – isso me deixaria muito feliz. Eu construí tantos ótimos relacionamentos com pessoas fantásticas na McLaren, e eles me deram a oportunidade de expandir meus horizontes e correr em outras categorias. Sinto que sou, mais do que nunca, um piloto mais completo”, acrescentou.
Neste ano, o espanhol completou 17 anos na F-1.
A primeira temporada foi em 2001, pela Minardi. Dois anos depois, estreou pela Renault, conquistando a primeira vitória no GP da Hungria, ainda em 2003. Em 2005 e 2006, ainda pela categoria francesa, conquistou os títulos do Mundial da categoria.
No ano seguinte ao bi, se transferiu para a McLaren pela primeira vez, mas só ficou duas temporadas. Em 2009, disputou a competição pela Renault, antes de acertar com a Ferrari. Pelo time italiano, foram cinco campeonatos disputados, com direito a três vices e a última vitória na categoria, no GP da Espanha em 2013.
Há três anos, voltou para a McLaren, mas sem sucesso. A escuderia tenta reencontrar o caminho dos grandes resultados.
*Com informações da Folhapress.