Chuva forte se espalha pelo DF e causa alagamentos
A chuva forte típica de janeiro voltou a cair sobre diversas regiões do Distrito Federal neste sábado (13). Até as 18h, havia registros de temporal em áreas como Recanto das Emas, Riacho Fundo e Taguatinga, além de toda a extensão do Plano Piloto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, houve registro de inundação nas tesourinhas das quadras 110 e 510 Norte. Até o fim da tarde, não havia relato de acidentes de trânsito, quedas de árvore ou danos estruturais causados pela chuva.
Leitores do G1 e espectadores da TV Globo registraram a chuva em vídeos (veja ao longo desta reportagem). Em cidade do Entorno, como Valparaíso (GO), houve relatos de chuva de granizo e vento forte.
Bom pras bacias
Apesar dos estragos causados, a chuva é importante para ajudar a recuperar os reservatórios que abastecem os moradores do DF. Segundo medição da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), neste sábado, o Descoberto atingiu 38% da capacidade total.
A medição também apontou nível de 32,8% na bacia de Santa Maria. Os dois valores representam alta de 0,3 ponto percentual em relação ao volume desta sexta (12).
Apesar de os dois reservatórios estarem acima das previsões da Adasa, o racionamento permenece. A cada seis dias, uma região do DF fica sem água durante pelo menos 24 horas.