Projeto da Bola para a Escola – o esporte como inclusão social em Belém do Pará
Um projeto apoiado pela Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania e Governo Federal vem atendendo mais de 300 crianças e adolescentes com idade entre 08 a 18 anos, nos bairros de Marambaia e Terra Firme na cidade de Belém, capital do estado do Pará. Com início em março deste ano o “Projeto da Bola para a Escola” vai até agosto de 2023,
O Projeto da Bola para a Escola é uma realização do pelo Instituto Casa da Vila Vila com apoio do Governo Federal por meio da Secretaria Especial de Esporte do Ministério da Cidadania, que oferece uma estrutura que conta com professores, fornecimento de uniformes, materiais esportivos e lanches para os alunos. Com vasta experiência nesta área de inclusão social o Instituto Casa da Vila planeja estender o Projeto e criar outros núcleos pelo estado já no segundo semestre do ano que vem.
Com aulas de futebol no contraturno escolar o Projeto, dividido em dois núcleos, homenageia os dois maiores clubes de futebol do estado do Pará: o núcleo Paysandu no bairro de Marambaia e núcleo Remo no bairro de Terra Firme.
Vinicius Pinto, coordenador do projeto disse que – “Todo garoto que gosta de futebol no estado do Pará sonha em jogar em um desses times”
“O projeto da bola para a escola veio para ajudar as crianças dos nossos bairros e graças a Deus está dando muito certo e fazendo a garotada muito feliz” , afirma Alexandre Corinthians, futebolista e professor de futebol respeitado no bairro.
“Projetos como esse do Instituto Casa da Vila vem promovendo a inclusão social levando esperança de futuro melhor para crianças e adolescentes das cominidades menos assistidas e evitando que esses jovens se envolvam em situações de risco social.” – resalta o Treinador Profissional Klesio Borges, palestrante no projeto.