Fora do Eixo leva Música de qualidade para o Guará

Festival leva o melhor da música guaraense e brasiliense para o Cave
No Brasil e no exterior, o músico, compositor, instrumentista e produtor Manassés de Sousa é reconhecido. Dono de um estilo próprio consegue como ninguém fundir diversos gêneros musicais, produzindo um tipo de música que soa universal. Seu trabalho instrumental prima pela originalidade e criatividade, fruto de um estilo pessoal de executar o violão, a viola, o cavaquinho e até mesmo a guitarra portuguesa. De técnica apurada suas composições são acolhidas tanto pelo público como pela crítica especializada, haja vista o estilo e a versatilidade forjadas sobretudo em elementos acústicos.

O fim de semana dos dias 19 e 20 de janeiro será uma grande oportunidade para a cidade rever o show de suas bandas mais prestigiadas. Os Cabeloduro, Brazilian Blues Band e Nova Raiz apresentam-se no sábado, com a participação de Kadu Lambach, primeiro guitarrista da Legião Urbana, em uma homenagem à banda. No domingo, sobem ao palco os músicos Manassés, Wagner Malta e Júnior Tana, outros grandes nomes da música brasileira radicados em Brasília. Entre as apresentações, curta-metragens e a exibição do filme Janelas da Vila. Tudo isso de graça, no estacionamento do Cave, a partir das 17h, com a presença de foodtrucks.

Com um álbum forte e coeso do início ao fim e impactante desde a primeira música (A Gente Só Se Fode), Os Cabeloduro estão ainda mais significativos e relevantes para o cenário do punk nacional.
A banda Nova Raiz surgiu no fim do ano de 2011 no Guará, e é formada por Bruno Xavier (vocal/baixista), Rodney Silveira (guitarra), Marcelo Pahl (Bateria) e Herik Marcos (teclados), músicos que já atuavam juntos na cena reggae nacional desde o final dos anos 90. Com um trabalho autoral consistente e letras conscientes que abordam temas do nosso cotidiano como família, direitos iguais, luta por dias melhores, amor e harmonia tem o propósito de passar uma mensagem positiva com música.

Projeto Fora do Eixo

Descentralizar, irradiar a cultura pelo Distrito Federal, levando atividades de qualidade com artistas locais para além do Plano Piloto. Esse é o objetivo primordial do FORA DO EIXO, que percorrerá três regiões administrativas: Guará (19 e 20 de janeiro), Candangolândia (27 e 28 de janeiro) e Núcleo Bandeirante (3 e 4 de fevereiro), levando shows musicais de primeira linha e exibição de curtas-metragens premiados.

Realizado pelo Instituto Casa da Vila com apoio da Secretaria de Cultura e Administrações das cidades por onde vai passar, o FORA DO EIXO, leva música e cinema, numa superestrutura de palco móvel de 22 metros e tela de 9 x 4,5, 500 lugares e área de alimentação com food trucks.

Formada por Luiz Kaffa (voz), Leonardo Vilela (guitarra), Marssal Leones (teclado), Diego Morosino (baixo) e Stivenson Canavarro (bateria), a Brazilian Blues Band lançou seu terceiro álbum em setembro de 2018, apenas nas plataformas digitais, trazendo sonoridade mais moderna que a dos álbuns anteriores, “Rapadura com Bourbon” (2004) e “500g Blues” (2010).

Atrações

O conjunto de atrações da estreia do FORA DO EIXO, inclui bandas e artistas brasilienses reconhecidos e com carreira consolidada, a exemplo da Brazilian Blues Band, programada para a estreia. A cultuada banda de blues candanga completa 25 anos de carreira e está com álbum novo na praça. Já Kadu Lambach já chamava a atenção quando foi guitarrista do Legião Urbana no início de carreira do famoso grupo de rock brasiliense. Em carreira solo, teve música gravada pelo ícone do jazz Stanley Clarke. Formada no Guará, a banda Os Cabelo Duro é um dos expoentes do punk brasiliense com 30 anos de estrada. Já a banda de reggae Nova Raiz circulou por festivais de música na Europa e promete balançar o público.

Wagner Malta, cantor e compositor brasiliense, amante da genuína música brasileira. Gravou seu primeiro CD em 1998 (fantasia), CD totalmente autoral, que contou com a participação de vários instrumentistas de renome como Artur Maia, Toninho Horta, Manasses de Sousa, Claudio Alencar, Bosco de Oliveira, Hamilton de Holanda dentre outros. O álbum foi contemplado com o Prêmio Renato Russo da Fundação Cultural de Brasília.

No domingo (20) é a vez do veterano Manassés de Sousa, conhecido e respeitado músico cearense residente há muito em Brasília. Junior Tana, ex-integrante da lendária banda Nata Violeta. Por fim, o cantor e compositor Wagner Malta, um dos grandes expoentes da MPB feita em Brasília, é a outra atração do domingo.

Entre os shows musicais, o público vai ter a chance de assistir a filmes de curta-metragem produzidos no DF e premiados em festivais. Na estréia, os curtas “4”, de Vicente Sá, que fala de quatro referências musicais de Brasília: Clodo Ferreira, Liga Tripa, Zé Mulato e Cassiano e do fundador da banda Esquema 6, Tiãozinho; “Colorirá”, de Gabriele Fernanda, que trata do racismo na infância com a história de Bia, garota de dez anos discriminada na escola; e “Censurado” , premiado curta de Pedro Buson que revisita a época da ditadura militar para explorar a questão da censura durante aquele regime de forma bem-humorada.

Kadu Lambach, primeiro guitarrista da Legião Urbana, homenageia Renato Russo no Guará. Lambach integrou a formação original na época em que ainda era conhecido como Eduardo Paraná, apelido que o próprio Renato lhe deu. Participou dos primeiros quatro shows da banda, formada logo após o fim do Aborto Elétrico, primeira incursão musical do líder da Legião, quando ele ainda assinava Renato Manfredini.

Serviço

Fora do Eixo Guará
Estacionamento do Cave

19 de janeiro – 17h 
Brasília Blues Band
Exibição do Filme Janelas da Vila
Os Cabelo Duro
Kadu Lambach (Tributo a Legiao Urbana)
Nova Raiz
Exibição de curtas-metragens entre os shows

20 de janeiro – 17h
Manassés de Souza
Wagner Malta
Junior Tana
Exibição de curtas-metragens entre os shows

 ENTRADAFRANCA

Júnior Tana é cantor,compositor,músico, ativista cultural e ambiental e produtor musical. Nasceu em Brasília e faz a “Conexão Cultural Brasília-Chapada dos Veadeiros” há quase vinte anos. Em sua história musical estão as bandas “Cordão Umbilical”,”Karnak-BSB”,”Deja-vu-BSB”,”Beta Pictoris”,”Rockover-BSB”,”Colírio e Óculos Escuros”, com Pacatto do Alto e “Nata Violeta”.

*Com informações do Jornal do Guará

 

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *