DF – Sociedade se mobiliza para salvar Hospital da Criança de Brasília

Em cumprimento a uma decisão judicial emitida em dezembro, o Conselho Administrativo do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) decidiu deixar a gestão do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (HCB). De acordo com a determinação da Justiça, o Icipe fica proibido de participar de contratos com o poder público por três anos.

Na decisão, proferida pelo juiz titular da 7ª Vara da Fazenda Pública, Paulo Afonso Cavichioli Carmona, o magistrado considerou que os requisitos necessários à qualificação do Icipe como organização social e à celebração do contrato de gestão não foram cumpridos.

Diante da decisão uma campanha vem ganhando força nas redes sociais para reverter a situação e salvar o Hospital da Criança. Entre as ações está uma convocação geral para um abraço de apoio ao Hospital da Criança, na quarta-feira, 18/04/2.018, com concentração às 09:30 horas, no estacionamento do Hospital.

A sociedade precisa mostrar de forma contundente, a união de todos em defesa do HCB. Sabe-se que o GDF tem dificuldade em cuidar do que já está sob sua responsabilidade na área da saúde.  Portanto, você tem uma chance de fazer a sua parte, compareça.

Reconhecimento pela excelência

Em visita à unidade de saúde no mês passado, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, elogiou o trabalho do hospital. Na avaliação dele, o hospital pode servir de exemplo para outros países. “Na primeira vez que vim, no ano passado, fiquei impressionado. Ele foi construído de uma forma que as crianças se adaptassem ao ambiente de tratamento hospitalar. Podemos perceber o vínculo de apego entre os médicos e pacientes. Isso é importante, porque as crianças se sentem em casa. Temos que nos orgulhar. Examinarei as formas de influenciar outros hospitais e aplicarem o modelo usado aqui”, disse.

 

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *