Título amplia domínio recente do Corinthians no futebol paulista

Ao ser campeão neste domingo (8), o Corinthians chegou ao 29º título no Campeonato Paulista. Isso significa uma ampla vantagem contra os rivais na história (Palmeiras e Santos têm 22, e São Paulo tem 21) e também reforça como o Timão está à frente dos rivais nos últimos anos. Conquistas nacionais, internacionais e vitórias em clássicos marcantes reforçam a sensação de que o Corinthians é o rei desta década do futebol paulista.

De 2010 para cá, o Santos venceu cinco vezes o Campeonato Paulista. O Corinthians venceu três, sendo que dois foram consecutivos. O Palmeiras está na fila desde 2008. O São Paulo não vence desde 2005 e sequer tem chegado em finais.

Mas a grande vantagem do Corinthians aparece em outras conquistas. Só nesta década, o Timão venceu três vezes o Campeonato Brasileiro. Tem sete ao todo. Ainda está atrás de Palmeiras (nove) e Santos (oito) no histórico, mas se aproxima deles rapidamente. Basta ver que superou recentemente o São Paulo, que parecia dominante dez anos atrás – chegou ao sexto título em 2008, mas depois não foi campeão nacional outra vez.

Vale lembrar também que o Corinthians é o único dos quatro que conquistou um título do Mundial de Clubes recentemente (em 2012), além de ter vencido uma Copa Libertadores. O Santos venceu a Libertadores em 2011, mas passou vexame no Mundial. E São Paulo e Palmeiras não conseguiram nem chegar perto do maior título continental. O Tricolor ainda pode se orgulhar da conquista na Copa Sul-Americana de 2012, mas é uma competição menos relevante e foi o único título do time na década.

Além das taças levantadas, o Corinthians pode comemorar vitórias em clássicos como se fossem títulos. Contra o Palmeiras, por exemplo, venceu cinco dos últimos seis jogos. Nos títulos do Campeonato Brasileiro de 2011 e 2017, venceu o maior rival em partidas decisivas. Contra o São Paulo, o Corinthians tem vencido mata-matas com frequência, como em 2018 e 2017, e também ampliado a vantagem histórica, pois só perdeu duas vezes nos últimos 10 jogos.

O único duelo equilibrado tem sido novamente contra o Santos, pois o Corinthians perdeu o título do paulista em 2011, mas venceu em 2013. Nos últimos cinco jogos também está tudo igual: duas vitórias para cada e um empate.

*Com informações da Jovem Pan

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *