7 formas de desentupir o nariz que realmente funcionam

Seja por causa de uma gripe, crise de alergia, rinite, ou qualquer outra coisa. A verdade é que não importa o motivo, ficar com o nariz entupido é sempre algo desagradável, atrapalha a comer, a respirar, a fazer as atividades do dia a dia e até mesmo a falar, já que nos deixa fanhos, não é mesmo?

A notícia é boa é que, da próxima vez que isso acontecer, você pode desentupir o nariz de forma rápida e sem a ajuda de remédios descongestionantes. Como você vai ver na lista abaixo, existem técnicas que podem ajudar bastante nessa missão, sem que você tenha que fazer qualquer esforço para se livrar do nariz entupido.

Uma boa forma de desentupir o nariz é massageando alguns pontos específicos do rosto, que ajudam a desobstruir as narinas. Além disso, alguns outros truques, como o da toalha quente e até mesmo o umidificador de ambiente são coisas que podem ajudar bastante nessa missão.

Abaixo, como você vai ver, estão listados algumas formas bem eficientes de desentupir o nariz e que podem livrar você, literalmente, do sufoco, quando seu nariz não estiver dos melhores.

Confira 7 formas de desentupir o nariz que realmente funcionam:

1. Massageie o ponto entre as sobrancelhas

Durante 1 minuto, massageie o ponto que destacamos em vermelho, entre as sobrancelhas. Essa massagem é muito eficiente sobre a mucosa do nariz, impede a secura, a inflamação dos seios da face e tem efeito profilático, ou seja, como uma medida preventiva de enfermidades.

2. Massageie os pontos nas asas do nariz

Use os dedos indicador e médio para fazer uma leve pressão, em movimentos circulares, nas asas do nariz. Faça isso por um ou dois minutos. Isso funciona para abrir os canais nasais e deixa a tarefa de assoar o nariz bem mais fácil.

3. Massageie o ponto entre o lábio e o nariz

Como você vê na foto, existe um outro ponto estratégico entre o lábio superior e o nariz, que ajuda a desentupir o nariz. Com movimentos suaves, massageie esse ponto por dois ou três minutos, para ajudar a aliviar o inchaço no nariz.

4. Aqueça a ponta do nariz

Aqueça um lenço ou uma toalha no microondas ou mergulhando em água quente. Deixe esfriar até uma temperatura agradável à pele e deixe alguns minutos sobre a ponta do nariz.

O calor fará com que o muco se torne mais líquido e vai deixar o trabalho de assoar o nariz muito mais fácil. Para terminar, lave os seios nasais com solução salina.

5. Lavagem nasal

Adicione uma colher de café rasa de sal em 1 copo pequeno, de 200 ml, de água à temperatura ambiente. Misture bem até que o sal esteja todo dissolvido e despeje a solução num bule ou em uma bombinha própria para fazer lavagens no nariz de crianças. Essa última opção pode ser encontrada facilmente em farmácias.

Para fazer a lavagem nasal, você precisa introduzir o bico do bule ou da bomba na narina que estiver entupida. Então, é só inclinar um pouco o tronco para frente e gire, ligeiramente, a cabeça para o lado do bule. A água deve entrar por uma narina e sair pela outra naturalmente, apenas com a força da gravidade. Deixe a água sair completamente depois da aplicação, sem assoar o nariz.

OBS: Esta técnica não é indicada em casos agudos de sinusite.

6. Use o umidificador de ambiente

Quando a umidade cai, normalmente abaixo de 40%, a mucosa também resseca e o nariz fica entupido, deixando a respiração mais difícil. Nesses casos, um umidificador é o ideal, já que vai hidratar o ambiente e deixar a tarefa de respirar mais fácil.

Isso impede complicações bacterianas que podem ser causadas caso o muco fique travado nas narinas, devido a baixa umidade.

7. Faça exercícios físicos

No caso de nariz entupido por sintomas alérgicos, o melhor, além das técnicas listadas antes, é deixar o sedentarismo. Quando o ritmo cardíaco aumenta, o corpo aquece e o muco no seu nariz fica mais líquido e mais fácil de assoar.

Conforme especialistas, 15 minutos de exercícios físicos já não suficientes para melhorar o espirro alérgico. Mas, claro, isso não substitui seus remédios ou a necessidade de ficar longe dos fatores que despertam sua alergia.

Gostou das dicas? Já colocou alguns desses truques em prática? Não deixe de nos contar nos comentários! Agora, falando em desentupir o nariz, nessa outra matéria aqui (clique para ler) você confere mais uma dica esperta para quando precisar respirar melhor, além de outras formas interessantes de aliviar alguns outros perrengues do dia a dia, como ansiedade, dor de dente e muito mais.

 

*Fonte: IncrívelSaúde no Clique

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *