5 Superalimentos Que Não Podem Faltar No Cardápio

Não há dieta ou programa de treino que supere os efeitos de uma alimentação saudável. Por isso é tão importante fazer as escolhas certas e encher o prato de vitaminas, minerais e proteínas. Se você quer obter resultados sólidos, precisa conhecer esses 5 superalimentos. São ingredientes que apresentam propriedades nutricionais únicas e que podem contribuir para os seus objetivos de treino e dieta, bem como para o seu bem estar em geral.

 

1. Quinoa

A quinoa é conhecida como o “grão de ouro”. Contém proteína de alto valor biológico, sendo rica em aminoácidos essenciais. Além disso, é uma fonte importante de fibra e de ômegas 3 e 6, sendo um alimento de baixo índice glicêmico. Como se não bastasse, a quinoa possuí ainda cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B, em particular B1, B2 e B3. É um alimento super versátil e indicado para quem tem restrições ao glúten.

Modo de utilização: recomendamos cozinhar em água, utilizando 1 medida de quinoa para 2 de água. Pode consumir em substituição do arroz e em saladas. No entanto, também pode ser utilizada na confeção de pães e massa para biscoitos, enquanto farinha, e ainda em pudins, quando combinada com iogurte, leite, bebidas vegetais ou água.

quinoa

 

2. Batata Doce

É um dos superalimentos mais popular entre esportistas de diversas modalidades, especialmente como snack pré-treino. Sendo uma fonte essencial de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, a batata doce fornece boas quantidades de energia. Mas os seus benefícios não ficam por aqui. Ela é rica em vitamina C e A, contribuindo para fortalecer o sistema imunitário. Além disso, contém fibras, ferro, potássio e betacaroteno, ótimo para a pele.

Modo de utilização: experimente batata doce assada, a vapor, em puré, como creme (seja sopa ou molho), desidratada (como snack) ou seca, como farinha para a confeção de pão. O seu sabor adocicado também é ideal para opções mais doces, combinando muito bem com canela e/ou mel.   

batata doce

 

3. Sementes de Chia

Provenientes do México, as sementes de chia remontam ao tempo dos incas e dos maias. É considerada a fonte vegetal mais rica em ácidos gordos fundamentais para o bom funcionamento das células e dos tecidos. A chia é também uma excelente fonte de fibra, antioxidantes, vitaminas e minerais, como o ferro, cálcio e o magnésio. Este superalimento possui ainda um alto teor de proteína, com aminoácidos essenciais, e tem a particularidade de ser altamente saciante, por aumentar o seu volume quando conjugado com líquidos.

Modo de utilização: pode misturar as sementes inteiras, moídas ou em gel (quando repousadas em água), em iogurtes, batidos, cereais, sopas, saladas de fruta, etc., e consumir diariamente.

chia

 

4. Açaí

Original da Amazônia, essa pequena baga apresenta um perfil nutricional poderoso, com aminoácidos essenciais e ácidos gordos poliinsaturados. O  seu alto teor de antioxidantes, tornaram o açaí num dos alimentos mais procurados dos últimos anos para fortalecer o sistema imunitário e prevenir o envelhecimento da pele. Este superalimento tem também um conteúdo importante de vitaminas e minerais, nomeadamente vitamina A , C e E, cálcio e ferro.

Modo de utilização: a polpa de açaí fica muito gostosa em sucos, sovertes e na tigela, acompanhada de frutas, iogurte, mel e/ou granola.

açai

 

5. Brócolis

É verdade que muita gente odeia, mas este é um dos mais completos vegetais que existem. De coloração verde escura, o brócolis contém sulforafano – um fitoquímico que estimula o organismo a produzir antioxidantes, sendo um excelente aliado no bom funcionamento do sistema imunitário. Além disso, quando você come esse vegetal está a obter fibras, ferro, cálcio e vitaminas A e C, sem o peso das calorias, já que 100g de brócolis equivalem apenas a cerca de 35kcal.

Modo de utilização: cozinhe o brócolis no vapor, de modo a não perder os seus valiosos nutrientes, e depois utilize como ingrediente principal do seu prato ou como acompanhamento saudável.

brócolis

 

Inclua as nossas sugestões no seu cardápio habitual e torne as suas refeições mais nutritivas e saudáveis, de uma maneira simples e muito gostosa.

João Alberto

Jornalista: DRT 0008505/DF. Radialista, Escritor e Poeta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *